O quarto e último MEETUP do Setor do Turismo de Viana do Castelo, realizado no passado dia 28 de novembro, voltou a reunir especialistas, empresários e entidades do setor, desta vez para refletir sobre o papel do enoturismo na estratégia de valorização do território. O encontro decorreu no Solar do Louredo e marcou mais um momento de afirmação da região enquanto destino de qualidade, articulado com as tendências nacionais e com a estratégia em construção para o futuro do turismo.
Este IV MEETUP, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, e de Nuno Madeira (Turismo de Portugal), Carlos Martins (Opium, Lda), Francisco Calheiros (Solares de Portugal) e João Paulo Magalhães (Ventozelo Hotel & Quinta) como oradores, com moderação de Vera Cunha (especialista em Comunicação), permitiu consolidar uma visão partilhada sobre o papel central do enoturismo, confirmando o seu contributo para a diversificação económica, atração turística e qualificação da oferta.
O encontro reforçou a convicção de que Viana do Castelo se encontra numa trajetória de afirmação baseada na qualidade, autenticidade e sustentabilidade, apoiada por uma estratégia alinhada entre entidades públicas, operadores privados e estruturas regionais.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Fórum Turismo, no âmbito da Rede Municipal de Turismo. Foi também aproveitado este momento para enaltecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano pela referida Rede, que integra representantes de todas as entidades que a constituem (Turismo do Porto e Norte de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo / Turismo de Portugal e Associação Fórum Turismo). A Rede foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano 2025, na categoria Economia – Emprego e Qualificação.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo