A Associação Portuguesa de Adictologia com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai realizar as Jornadas “Formação Especializada e Prática Clínica nas Adições”.
É objetivo destas jornadas continuar a oferecer uma abordagem orientada para a saúde para quem trabalha na área das adições. Nos últimos anos tem havido em Portugal um aumento de consumo de drogas e das suas consequências. Um consumo que está cada vez mais variado e complexo já que há frequentemente o uso de várias drogas a que se associa muitas vezes o consumo abusivo de álcool.
Passou também a haver um maior consumo de rua com grande visibilidade na comunidade e que perturba o cidadão comum. Perante esta realidade começam a surgir cidadãos, algumas com responsabilidades políticas, que questionam se não deveríamos voltar a criminalizar o consumo de drogas. Para alguns, é mais fácil punir do que cuidar e tratar os consumidores de drogas. É bom lembrar que Portugal tem uma experiência acumulada de mais de quatro décadas em matéria de intervenção nas adições e este saber fazer de muitos anos justifica que não se perca a especificidade das intervenções nos comportamentos aditivos e nas dependências.
Por isso, e na linha do que sempre defendemos, estas Jornadas procuram contribuir para o desenvolvimento de novas formas de abordagem e tratamento para as adições, com base numa atualização do conhecimento científico.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo