Em
Terras de Viana do Castelo

2024/11/29

Valorização do Património de cinco espaços religiosos apoiado pelo Município

Freguesias

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, na quinta-feira, 29 de novembro, um conjunto de protocolos o valor global de 125.700 euros no âmbito da 2ª fase do programa “Valorizar o Património”, investimento que vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho. 
Nesse sentido, a autarquia vianense vai apoiar financeiramente, de acordo com protocolos de colaboração com instituições do concelho, diversas empreitadas em espaços religiosos. 

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, esta quinta-feira, um conjunto de protocolos o valor global de 125.700 euros no âmbito da 2ª fase do programa “Valorizar o Património”, investimento que vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho.
Nesse sentido, a autarquia vianense vai apoiar financeiramente, de acordo com protocolos de colaboração com instituições do concelho, diversas empreitadas em espaços religiosos.
“Queremos continuar a cuidar do nosso património. Este é um trabalho conjunto em prol de um património que pertence a Viana do Castelo”, declarou Luís Nobre, num momento que contou também com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino.
“Hoje em dia, existe consciência no que toca à necessidade de real conservação do património”, considerou o autarca, explicando que este apoio municipal visa ajudar a recuperar e a manter património com importância religiosa, cultural e turística.
Assim, com a Paróquia de Alvarães, é promovido um duplo apoio, de 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para o estudo para correção acústica na Igreja de S. José.
A Fábrica da Igreja de Perre será apoiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da vedação da Capela da Senhora do Olival.
Já a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços vai receber uma verba de 25.000 euros para a 1ª fase de obras exteriores de manutenção e conservação do Convento do Carmo.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima terá um apoio de 30.000 euros para a reabilitação de fachadas exteriores e cobertura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 1ª fase.
Já a Paróquia de Vila de Punhe será apoiada com 25.000 euros para a 1ª fase do restauro e conservação do teto da Capela-mor e Corpo da Igreja, luminária da Nave, retábulos laterais e capela-mor, conservação e restauro do retábulo do Santíssimo e do Guarda Vento, limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.


Fonte/Foto: CM Viana do Castelo

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Típica gastronomia da zona ribeirinha regressa a Ribeira de Viana
21/08/2025
Detido suspeito da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial
21/08/2025
Ruas da Ribeira de Viana do Castelo enchem-se de cor e tradição
20/08/2025
Sofia Silva conquista medalha de bronze nos XII Jogos da CPLP
20/08/2025
Últimas candidaturas no Instituto Politécnico VC decorrem até 25 de agosto
19/08/2025
Autarquia junta-se à campanha “Pele e Sol 2025”
19/08/2025
Serenata da Romaria d’Agonia adiada devido à situação de alerta
18/08/2025
AF Viana do Castelo abre candidaturas ao PRID 2025
18/08/2025