Arrancou esta sexta-feira, 26 de setembro, com frota completa 100% elétrica, marcando uma nova era nos transportes públicos de Viana do Castelo.
Com esta operação de transportes urbanos, Viana do Castelo passa dos atuais 142 quilómetros para 293 quilómetros na rede urbana. A variante escolar passa de 98 quilómetros para 129 quilómetros. Assim, a rede total passa dos atuais 240 quilómetros para 422 quilómetros.
O principal desígnio da rede urbana continua a ser o de proporcionar à população de Viana do Castelo um serviço público de transporte de passageiros em condições de conforto e segurança, com tempos de espera e de viagem compatíveis com as suas expectativas e necessidades, contribuindo para promover a inclusão social e o desenvolvimento económico da região.
Foram estabelecidos como objetivos específicos a ampliação da cobertura da rede a outras zonas da concelho de Viana do Castelo, adequar o mais possível os horários às necessidades da população, rever itinerários para minimizar distâncias e tempos de percurso, potenciar os recursos existentes até ao limite da capacidade instalada e otimizar a localização e tipologia das paragens, designadamente em função da procura, sendo que a solução preconizada na referida avaliação permitiu, com a afetação dos mesmos recursos, introduzir significativas melhorias operacionais.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo