Em
Terras de Viana do Castelo

2025/03/13

Requalificação e ampliação da Escola Básica da Abelheira adjudicada por 12,2 ME

Freguesias

Está já em velocidade cruzeiro a empreitada de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira, adjudicada por um montante superior a 12,2 milhões de euros e financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou, na altura em que foi assinado o auto de consignação, que esta empreitada representa “um compromisso para o qual todos trabalhamos”.
Luís Nobre assume que esta obra representa “um período exigente para todos”, para se cumprir a calendarização da obra e “compatibilizar a empreitada com a habitual rotina e atividade escolar”. Reforça que a Educação tem sido uma prioridade do executivo vianense por acreditar que as escolas e os alunos são um investimento no futuro de Viana do Castelo.
Recorde-se que, das 262 candidaturas apresentadas a nível nacional ao Aviso nº 01/C06-i09/2023 – “Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias”, com uma dotação total de 450 milhões de euros, Viana do Castelo conseguiu a aprovação de 2 candidaturas, entre 75 aprovadas a nível nacional.
A reabilitação da Escola Básica da Abelheira, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, foi alvo de um concurso público internacional e vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.
Está também em curso a obra da Escola Dr. Pedro Barbosa, que ascende a 5,3 milhões de euros, também financiado pelo PRR, com prazo de execução de 450 dias (15 meses). No caso desta escola, o programa executado foi de encontro às suas necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe-se ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

 

Fonte/Foto: CM Viana do Castelo
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Autarquia de Viana assina contrato de investimento com empresa de madeiras
1/07/2025
"Marginal-Festa no Jardim" chega a Viana de 3 a 13 de julho
1/07/2025
Inaugurada obra ansiada na freguesia da Montaria
30/06/2025
Árbitra filiada da AFVC recebe Prémio Especial do Município
30/06/2025
Férias de Verão arrancam a 30 de junho com 180 atividades
27/06/2025
Não perca as Festas de São Pedro de Barroselas este fim de semana
27/06/2025
Município de Viana acreditado para ministrar formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa
26/06/2025