No âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ), o Município de Viana do Castelo, em colaboração com diversas entidades, realizou ações de fogo controlado nas freguesias de São Lourenço da Montaria e Outeiro.
Este esforço conjunto reflete um compromisso com a prevenção de incêndios e a valorização dos recursos naturais locais, visando reduzir o impacto dos incêndios rurais e promover um ecossistema mais resiliente. O fogo controlado, utilizado de forma estratégica, desempenha um papel fundamental na redução de ignições.
O Município de Viana do Castelo, através do Gabinete Técnico Florestal e da Companhia de Bombeiros Sapadores, trabalhou em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas no planeamento, preparação e execução destas ações. Contaram também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, da Guarda Nacional Republicana, dos Sapadores Florestais, das Juntas de Freguesia de São Lourenço da Montaria e Outeiro e das respetivas unidades de Baldios.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo