O presidente da Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo foi homenageado em Coimbra, na gala dos 63 anos da Federação Portuguesa de Judo (FPJ).
A cerimónia realizou-se no Convento de S. Francisco onde foram homenageadas várias personalidades e entidades que se destacaram e contribuíram para o sucesso e desenvolvimento do Judo Nacional nas suas áreas.
Uma dessas personalidades foi José Oliveira. O presidente judo do Alto Minho recebeu o diploma de “Reconhecimento e Dedicação”.
José Oliveira, “O Homem Judo do Distrito “, que faz parte do Historial do Judo desde 1974, ano do aparecimento da modalidade no concelho de Viana do Castelo e distrito do Alto Minho, 49 anos ininterruptos de intensa atividade como atleta, treinador e dirigente.
Como atleta competidor, foram vários os títulos e resultados de relevo alcançados, como inúmeras medalhas de ouro, prata e bronze.
Na I Gala do Desporto do Município de Caminha (2019), foi galardoado como “Dirigente do Ano” – Troféu Ínsua, pelos serviços prestados e pelo importante papel preponderante no desenvolvimento do desporto formação e competitivo na região.
José Oliveira formou valorosos e conceituados atletas, treinadores e dirigentes espalhados por este mundo que lhe demonstram respeito, carinho e gratidão, não só pelas inúmeras medalhas conquistadas mas também pelos seus ensinamentos na escola da vida.
Apelidado como sendo um dos “dinossauros” do movimento associativo nacional na modalidade, que com empenho e dedicação contribuiu para o desenvolvimento, implantação e dinamização do Judo, José Oliveira é fundador e responsável técnico de vários clubes e associações.
Integra em vários órgãos os corpos gerentes de várias entidades e coletividades das modalidades de Judo e Dança Desportiva, entre algumas delas, presidente das Assembleias Gerais da Associação Nacional Treinadores de Judo e da Associação Dança Desportiva Baixo Minho (Braga).