Em
Terras de Viana do Castelo

2026/01/27

Politécnico de Viana celebra mais uma cerimónia de entrega de diplomas

Concelho

“Guardiões da raiz e do rumo.” Foi com esta mensagem simbólica, entregue em palco a cada diplomado, que o Politécnico de Viana do Castelo celebrou mais uma cerimónia de entrega de diplomas, num dia que ficará na história da instituição. Apesar das ameaças de mau tempo, a forte adesão de diplomados e famílias transformou o evento num dos maiores e mais marcantes dos 40 anos da instituição.

A Maria e o Manel acompanharam os diplomados como símbolos de Viana e do Politécnico de Viana do Castelo, guardiões do ponto de partida e do rumo de cada percurso. A mensagem entregue aos estudantes sublinhou que no diploma seguem provas de trabalho, persistência e crescimento, não como promessa de um caminho fácil, mas como lembrança do que já foi conquistado.

Entre dúvidas e inquietações, o convite foi claro: respirar fundo, voltar ao essencial e avançar passo a passo, com firmeza e determinação, conscientes de que já foram superados desafios exigentes e de que a capacidade de continuar permanece.

Mesmo perante previsões de condições meteorológicas adversas, a esmagadora maioria dos diplomados inscritos e as respetivas famílias e amigos quiseram marcar presença, enchendo o Centro Cultural de Viana do Castelo e reforçando o carácter coletivo e emotivo da cerimónia. O momento assumiu-se como um verdadeiro marco na vida académica da instituição, celebrando percursos individuais num contexto de pertença e identidade comuns.

A cerimónia ficou ainda marcada por dois momentos completamente inovadores. Pela primeira vez, foi realizada uma viagem simbólica pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo, numa viagem que começou em Melgaço e na Escola Superior de Desporto e Lazer, passando depois por Valença e pela Escola Superior de Ciências Empresariais, por Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária e culminando com passagens pela Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, as três em Viana do Castelo. A viagem terminou no Centro Cultural com a entrada de um estudante representante de cada Escola, envergando um símbolo distintivo da sua unidade orgânica.

Outro dos momentos mais marcantes foi a atuação inédita em palco que reuniu elementos de todas as tunas das Escolas do Politécnico de Viana do Castelo, juntamente com a Hinoportuna e a TUNICE, tuna feminina do IPVC, num momento de forte carga simbólica e institucional. Num momento que não deixou ninguém indiferente, os tunos interpretaram “Respirar”, tema dos Calema com Sara Correia. Terminaram com “Havemos de ir a Viana”.

Na sua intervenção, Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo, recorreu à frase “Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”, da música “O Primeiro Dia”, de Sérgio Godinho, para se dirigir aos diplomados, sublinhando o significado do momento como um verdadeiro ponto de partida.

Carlos Rodrigues destacou que ser detentor de um diploma e de um curso superior é também um símbolo de responsabilidade. Se, por um lado, abre portas, amplia escolhas e oportunidades e constitui uma mais-valia profissional, por outro, aumenta a capacidade de análise, de intervenção e de exercício de uma “cidadania mais ativa, informada e consciente.”

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo alertou ainda para um futuro desafiante, sublinhando a importância da “requalificação e da reconversão contínua de conhecimentos”. Nesse percurso, garantiu, “os diplomados poderão contar sempre com a instituição como parceira.”

Carlos Rodrigues destacou também o facto de o Politécnico de Viana do Castelo ter vindo a preparar-se para responder aos desafios dos estudantes, diplomados e da sociedade em geral, indo além das formações convencionais, como os CTeSP, os cursos de licenciatura ou mestrados, com uma aposta crescente em pós-graduações e em formações microcredenciadas de curta duração.

Também o presidente da Federação Académica, Henrique Maciel, deixou uma mensagem motivadora, sublinhando que este é “o dia em que termina um ciclo de conquistas, desafios, estudos, trabalhos e obstáculos, mas também de crescimento, esforço e compromisso.”

Mais do que o fim de uma etapa, afirmou, este momento simboliza o início de um novo percurso. Num mundo marcado pela incerteza, os diplomados têm uma “responsabilidade acrescida na transformação social, porque são mais capazes de agir, criar, intervir e fazer a diferença.”

Durante a cerimónia, os diplomados, um a um, foram chamados pelo curso, receberam dos coordenadores de curso ou dos diretores das respetivas Escolas uma peça desenhada por colegas dos cursos de Design com a mensagem dos “Guardiões da Raiz e do Rumo”.

A cerimónia encerrou com uma mensagem clara: o percurso académico poderá ter terminado, mas o caminho está apenas a começar. Os diplomados levam consigo o orgulho no trabalho feito, no caminho percorrido e no nome do Politécnico de Viana do Castelo, que foi o seu ponto de partida e continuará a acompanhar o seu futuro.

 

Fonte/Foto: IPVC

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Viana disponível para apoiar municípios afetados pelo mau tempo
30/01/2026
GNR alerta para vias interditas em Viana do Castelo
30/01/2026
Comemorações de Carnaval e Dia dos Namorados decorrem de 13 a 17 de fevereiro.
29/01/2026
Município abre concurso para atribuição de 32 habitações sociais a quatro freguesias
29/01/2026
AF Viana e Methamorphys reforçam compromisso para inclusão através do desporto
28/01/2026
Documentos do Sorteio de Jogos da AFVC já disponíveis
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Politécnico de Viana celebra mais uma cerimónia de entrega de diplomas
27/01/2026