Entre os dias 2 e 10 de abril, Viana do Castelo promete cativar vianenses e visitantes com a iniciativa “Páscoa Doce”. Preparada conjuntamente pela Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, a programação une o religioso ao profano, conjugando fé e devoção com momentos de lazer e animação.
Uma das novidades da programação deste ano vai para a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que é apresentada na Praça da República de 5 a 8 de abril, com produtos gastronómicos associados a esta celebração. Assim, dia 5 de abril, a feira funciona das 12h00 às 22h00. Depois, de 6 a 8 de abril, esta mostra de iguarias funcionará das 12h00 às 00h00, convidando a uma visita ao centro histórico e à compra no comércio tradicional.
O Vereador da Cultura do município, Manuel Vitorino, considerou que o programa “conjuga na perfeição a componente fundamental da Páscoa, enquanto festa religiosa, e a componente profana”, que visa celebrar “o sentido pleno da festa vivido junto das populações e que está enraizado não só na cidade, mas também nas freguesias”. Destacou a Mesa da Páscoa – Feira das Iguarias da Páscoa, que pretende “dinamizar o comércio local e os pequenos produtores” e os workshops “a pensar nos mais novos”.
Na semana santa, propõe-se um Roteiro Doce, para que os visitantes vivam nova tradição pascal doce, para que em número ímpar, qual igreja ou capela, provem os doces e as iguarias das pastelarias vianenses. O Presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, afirmou que o roteiro integra 25 pastelarias, informando que foi solicitado às pastelarias aderentes que “neste período de muitos turistas e de muitos munícipes”, dinamizem o negócio “e mantenham as portas abertas para darem a conhecer os seus produtos”, com ênfase na já certificada Torta de Viana”.
O Pároco da Sé de Viana, Armando Dias, realçou que “vamos fazer esta festa na perspetiva da esperança, que inclui alegria, doces e esperança”, indicando que todas as celebrações religiosas serão presididas pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador. “Este é o ano em que regressam em pleno as celebrações da Páscoa, voltando ao que era antes da pandemia, com sinais expressivos de adesão, de alegria e de esperança”, frisou.
Assim, de 2 a 16 de abril, o piso 1 dos Antigos Paços do Concelho e o Instituto Católico, situado na Rua da Bandeira, acolhem a exposição “Crux Gloriosa – Obra incorporada, arte e espiritualidade“.