No âmbito das comemorações do Dia da Marinha de 2025, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC acolheu esta manhã de sexta-feira, o colóquio "O mar: Tradições e Desafios".
Esta iniciativa conjunta entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Marinha Portuguesa, representou uma importante oportunidade para discutir temas relacionados ao mar, em particular no contexto do PRR BDA – Blue Design Alliance, e fortalecer as tradições marítimas através da partilha de conhecimentos.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
A Marinha Portuguesa vai “atracar” na cidade vianense para as comemorações anuais do seu dia, que celebram a chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de maio de 1498.
O programa, programado para todas as idades e de participação gratuita, pretende promover o contacto direto da população com a Marinha, integra visitas a navios, incluindo o Navio-Escola Sagres, batismos de mar, batismos de mergulho, exposições temáticas em vários pontos da cidade, atividades pedagógicas, o concerto da Banda da Armada com a cantora Gisela João, cerimónias oficiais, entre muito mais.
O dia 17 de maio, sábado, promete ser o ponto alto das comemorações, com a cerimónia militar junto ao navio Gil Eannes e desfile das forças em parada, com a presença de cerca de 550 militares e ainda uma demonstração naval.
Até dia 24 de maio, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Símbolos de ligação à Marinha Portuguesa”.
Fonte: CM Viana do Castelo
Foto: CMV | Américo Dias