Em
Terras de Viana do Castelo

2022/10/18

Miguel Leão apresenta 'Mudança com Norte' em Lista para a Região Norte da Ordem dos Médicos

Concelho

Ontem, dia 17, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, estiveram presentes em cerimónia aberta ao público, mas com especial destaque para a classe que representam, os candidatos aos Órgãos da Região Norte da Ordem dos Médicos.

'Mudança com Norte' é o slogan da lista que é liderada por Miguel Leão e que está igualmente acompanhado de reconhecidos na área da medicina.

Em Viana do Castelo, a mesma lista apresenta a médica Conceição Barbosa como presidente à Ordem no distrito.

O médico neuropediatra Miguel Leão é candidato à presidência do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos nas eleições que se realizam em janeiro de 2023 – um cargo que já exerceu, entre 1994 e 2004.

“Acredito muito nos jovens médicos e sei que posso deixar a Ordem dos Médicos melhor para eles”, declara Miguel Leão. Entre as suas propostas está a instituição de um Núcleo de Acompanhamento dos Internatos Médicos, com um médico por cada área de formação, que reportará diretamente ao presidente do Conselho Regional Norte. Desta forma, o candidato acredita que haverá uma monitorização constante da qualidade de formação e resposta imediata dos problemas. “É um assunto que vou acompanhar pessoalmente”, garante.

Miguel Leão considera também essencial sublinhar a importância dos médicos de família como os “guardiões do sistema”: “É a maior especialidade do país e tem de ser relevado o papel central na prestação de cuidados de saúde preventivos e curativos”, defende o médico, que propõe a criação de um Núcleo de Observação da Medicina Geral e Familiar, integrando um médico por cada ACES, de modo a estreitar a comunicação com o Conselho Regional e o seu presidente.

Estas são propostas nucleares no programa que Miguel Leão está a construir com o contributo de colegas médicos e que, de acordo com o comunicado, se baseia nos princípios de uma Ordem independente dos poderes políticos, verdadeira entidade reguladora da qualidade do exercício da Medicina e que defende os médicos e a dignidade da sua profissão e, por essa via, os doentes. O candidato compromete-se a criar a figura do Provedor do Doente, que será uma personalidade não médica designada pelo Conselho Regional.

Entre as ideias centrais com que Miguel Leão se apresenta está a criação de legislação específica que defina o exercício da Medicina como uma profissão de risco. “É central porque são hoje vários condicionamentos médicos, com uma enorme pressão a que a classe está sujeita, com horários muito distendidos e que vêm criando condições para o erro médico. E a qualidade de assistência ao doente é uma competência da Ordem dos Médicos”, diz o candidato.

Para Miguel Leão, a “Ordem dos Médicos representa todos os médicos, independentemente da sua relação jurídica de emprego com quaisquer terceiras entidades”, pelo que propõe estudar fórmulas de organização que permitam a criação de uma carreira médica nas unidades de saúde não integradas no SNS, e defenderá igualmente o regime de dedicação exclusiva opcional do sistema público de saúde.

Outra medida de valorização da classe passa por garantir, por via legislativa, políticas de apoio à parentalidade para os médicos, nomeadamente condições para a amamentação.

Médico desde 1984, com experiência de docência na Faculdade de Medicina do Porto, Miguel Leão acumula quase três décadas de experiência em Neuropediatria e Genética Médica. O candidato coordenou as unidades de Neurologia Pediátrica e de Neurogenética do Hospital de São João, bem como o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas da Ordem dos Médicos.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Indivíduo detido por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida
3/07/2025
"Marginal-Festa no Jardim" tem início esta quinta-feira
3/07/2025
Radares da PSP | Viana do Castelo | julho 2025
2/07/2025
Meadela recebe sessão de informação de Apoios para Cuidadores Informais
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Autarquia de Viana assina contrato de investimento com empresa de madeiras
1/07/2025
"Marginal-Festa no Jardim" chega a Viana de 3 a 13 de julho
1/07/2025
Inaugurada obra ansiada na freguesia da Montaria
30/06/2025