Em Viana do Castelo, será criada a segunda Base Ponto de Apoio Naval do país. A garantia foi dada, este sábado, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), no final das cerimónias oficiais do Dia da Marinha que, por estes dias, aconteceram na cidade vianense. A base ponto de apoio naval será criada próximo dos estaleiros da WestSea e será o segundo do país, a seguir ao de Lisboa.
O Almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa indicou que a criação desta segunda Base de Apoio Naval surge em sequência da diversificação da atividade em torno do Mar, que atualmente não se limita à pesca, incluindo também a navegação marítimo-turística e a criação de “quintas de vento (parques eólicos) com geradores”.
“Com esse ponto de apoio naval, é muito mais fácil ter aqui um navio e pô-lo a reparar, do que mandar equipas daqui a Lisboa ou andar sempre a trazer navios de Lisboa para aqui”, referiu o Chefe do Estado-Maior da Armada.
Também durante as comemorações do Dia da Marinha, foi a bordo do Navio-Escola Sagres que a Câmara Municipal, a administração da APDL e a Marinha Portuguesa assinaram o protocolo de colaboração para a instalação, no porto comercial da cidade, deste base ponto de apoio naval.
O documento refere que as “partes reconhecem a oportunidade de colaboração com o objetivo de identificar uma instalação adequada para a edificação de um ponto de apoio naval da Marinha” na cidade.
Anteriormente, o protocolo fora aprovado em reunião de executivo, tendo o autarca explicado que a posição do município neste protocolo “é simbólica”, uma vez que a decisão de instalação da base naval cabe à Marinha e à Administração dos Portos de Douro, Leixões e Viana do Castelo. “É uma decisão estratégica que concorre para o reconhecimento que a Marinha tem por Viana do Castelo”, garantiu Luís Nobre.
“A presença contínua da Marinha vem potenciar uma posição estratégica de Viana do Castelo no setor da construção naval e poderá criar condições para o aparecimento de atividades conexas, diversificar e qualificar mão-de-obra”, afirmou ainda.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo