O Teatro Municipal Sá de Miranda foi palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos municipais de Viana do Castelo, na passada sexta-feira. Com o início de um novo mandato e um novo ciclo na governação dos destinos do Município, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu que este “será um mandato de políticas e ações criativas e assertivas, repleto de imaginação e de persistente trabalho que garanta prosperidade”.
Após tomar posse para um segundo mandato, Luís Nobre afirmou que “este momento é a consagração de um novo capítulo na história do nosso concelho, uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a qualidade de vida dos vianenses e o respeito pelos que nos respeitam”.
Apelou à “união” entre todos os eleitos para os órgãos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Uniões e Juntas de Freguesia, na expetativa “da leal cooperação institucional e contributos de todos para este grande desafio que hoje iniciamos”.
“Hoje, dirijo-vos um convite à união. Convido cada vianense, cada representante, cada instituição e cada movimento associativo a colaborar connosco neste projeto coletivo e ambicioso. A união de sinergias é a base para que possamos superar barreiras e alcançar a nossa ambição. Juntos, construiremos uma cidade e um concelho mais justo, moderno e resiliente, onde cada projeto coletivo e comunitário receba, de todos, o respaldo necessário para prosperar”, defendeu Luís Nobre.
“O tempo continua a ser de mudanças aceleradas, com muita incerteza e adversidades, mas também com linhas claras de oportunidades e desenvolvimento. Temos que agir e assumir rupturas, quando necessárias, para evoluir, com determinação, de forma sustentada e convergente. Quero um concelho sustentável, aberto ao mundo e à mudança, responsável, inclusivo e integrador, que garanta crescimento participado e articulado com todos os atores e agente do concelho e os que no futuro venham a fazer parte de nós”, defendeu ainda o autarca.
Luís Nobre disse que a gestão municipal “tem a obrigação de se continuar a abrir à sociedade e às empresas e transformar-se num acelerador de crescimento, contribuindo para o desenvolvimento do concelho como um todo, sem nunca descurar o impacto e a importância local, regional e internacional”.
“O nosso modelo de desenvolvimento continuará a assentar na coesão territorial e social, no ambiente e qualidade de vida, no desenvolvimento económico, na habitação e urbanização, na mobilidade ecológica, na inovação, na cultura e na educação, pilar estrutural de desenvolvimento de uma sociedade que se pretende galvanizadora, inclusiva e cosmopolita”, acrescentou.
Para tal, garantiu, “continuaremos a concretizar uma verdadeira agenda transformadora, alicerçada nos domínios da investigação, da indústria de futuro (Economia Azul e Verde) e de marcas globais, na educação e em projetos educativos, no desporto, no ambiente, na ciência, na cultura, na saúde e na coesão social e territorial”.
“A educação e a qualificação, em todos os níveis de ensino, são a chave para a mobilidade social, para a investigação científica, para a inovação e para o desenvolvimento tecnológico, condições absolutamente determinantes para o posicionamento e afirmação sustentável do nosso território”, considerou também.
“Temos que continuar a garantir o desenvolvimento da Cultura e do Desporto como fatores de Coesão Social e Territorial, onde somos e todos estabelecemos a estratégia, criamos cultura, executamos, exibimos e difundimos a nossa identidade e os nossos bens culturais, desportivos e sociais”, determinou.
Luís Nobre afirmou ainda que “temos que assumir, sem medos, as tarefas que as novas gerações e o planeta exigem de cada um de nós, assumindo-nos como os baluartes do conhecimento virtuoso e robusto e da democracia, da criatividade e da inovação, transformando Viana do Castelo num verdadeiro Ecossistema de Inovação e num Centro de Competências nos Temas do Mar”.
Dirigindo-se aos jovens vianenses, comprometeu-se a promover oportunidades de capacitação, de emprego e empreendedorismo, soluções de habitação e mobilidade, “de forma a que vocês assumam papéis e funções de futuras lideranças, de fixação e constituição de família, contribuindo assim, de forma ativa, para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo