Para além do reforço do policiamento de proximidade nas zonas comerciais de maior afluência, são também realizadas ações de sensibilização direcionadas ao comerciantes e clientes.
𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐆𝐍𝐑 𝐝𝐢𝐫𝐢𝐠𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐞𝐫𝐜𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬
Tenha as entradas e saídas do estabelecimento bem iluminadas.
Antes de fechar o estabelecimento, verifique se as portas e janelas estão bem fechadas.
Não tenha grandes quantidades de dinheiro no interior do estabelecimento.
Não tenha uma rotina para a realização de depósitos bancários.
Tenha sempre disponível o contacto telefónico da GNR da área do seu estabelecimento.
Em caso de assalto mantenha a calma, não reaja, memorize os traços fisionómicos do assaltante, a roupa que o mesmo vestia e a direção de fuga, e contacte imediatamente a GNR.
𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐆𝐍𝐑 𝐝𝐢𝐫𝐢𝐠𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐚𝐨𝐬 𝐜𝐥𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬
Evite trazer consigo grandes quantias de dinheiro e objetos de valor.
Em ruas movimentadas leve a mala de mão ou pasta do lado oposto à berma, mantendo-se junto aos edifícios.
Evite circular em locais isolados e pouco iluminados.
Caso choque com alguém que circula junto de si verifique, de imediato, se a carteira, o telemóvel e os restantes objetos de valor continuam consigo.
Verifique sempre se determinado site de comércio eletrónico tem associado uma ligação segura, ou seja, se o seu endereço começa por https://
Não seja alvo de uma burla! Verifique se a empresa ou determinada entidade que comercializa um bem ou um serviço através da internet, realmente existe.
Desconfie sempre de publicidade ou serviços que são comercializados a preços muito baixos.