Num jogo entre equipas minhotas, a formação bracarense era apontada como favorita e não demorou muito a abrir o ativo. Aos 10 minutos, um erro da defesa do Gil Vicente, que executou um mau passe para a guarda-redes, deu origem à jogada da camisola 18, Carolina Mendes, que aproveitou o descuido e fez o seu primeiro golo da época, da Liga BPI 2021/2022.
Pouco depois dos 19 minutos de jogo, deu-se uma contrariedade para o lado bracarense. Dolores Silva abandonou o terreno de jogo lesionada e Ana Rute entrou para o seu lugar. A meio do primeiro tempo, Paige Almendariz marcou o segundo golo para as minhotas e, dois minutos depois, a recém-entrada Ana Rute não perdoou e alargou a vantagem da equipa da casa para três golos.
Antes do apito para o intervalo, Myra Delgadillo também fez o gosto ao pé e fez com que as arsenalistas chegassem ao 4-0. Foi uma primeira parte completamente dominada pelo SC Braga, com um bom jogo aéreo. Houve uma visível fadiga nas jogadoras do Gil, que não aguentaram o ritmo de jogo imposto pela turma da casa.
Com o recomeço da partida no Estádio 1º de Maio, Andreia Norton ultrapassou várias defensoras gilistas e fez o quinto golo da partida. O Braga continuava com a mesma dinâmica e a procurar mais golos. Em contraste, as gilistas mostraram-se sempre com muitas dificuldades em termos defensivos e sem argumentos para poderem sair com jogadas ofensivas.
As arsenalistas venceram, assim, o dérbi minhoto por 10-0, num jogo que marcou o regresso dos adeptos ao 1º de Maio. Dentro desse mesmo contexto, nota para um momento bonito no final da partida, com interação entre jogadoras e adeptos presentes na bancada. O Sporting Clube de Braga tem a próxima jornada marcada para o dia 26 de setembro frente ao FC Famalicão. Já a formação do Gil Vicente FC volta a entrar em campo para a Liga BPI também no dia 26 deste mês, numa receção à equipa do Condeixa.