Em
Terras de Viana do Castelo

2022/12/06

Docentes do IPVC “redesenham” Matadouro Municipal de Viana do Castelo

Concelho

O Grupo de Trabalho de Design do Politécnico de Viana do Castelo, constituído por vários docentes, pretende despertar consciências e chamar a atenção para a importância de combinar tradição, inovação, academia e mundo empresarial, por forma a dar uma “nova roupagem” a construções emblemáticas na cidade de Viana do Castelo.

Combinar tradição, inovação, academia e mundo empresarial em torno de construções antigas, com o objetivo de contribuir para a sua efetiva melhoria a níveis estéticos e sustentáveis. Ao mesmo tempo, estimulam-se jovens designers e atraem-se empresas da área. Estes são os propósitos do GTD – Grupo de Trabalho de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, constituído pelos docentes e investigadores Manuel Rivas, Liliana Soares, Ermanno Aparo, Jorge Teixeira e Rui Cavaleiro.

Liliana Soares explica o fundamento da investigação desenvolvida na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) e fala na importância desta “nova abordagem” do design: “O GTD consiste na necessidade de criar alternativas de projeto sustentáveis, renovadores e com sentido de mudança. Pretendemos fazer uma reflexão acerca do ‘redesign’ de construções antigas da cidade de Viana do Castelo, que, devido a fatores externos, se tornaram impróprias. Um desses casos é o Matadouro Municipal. Neste sentido, a questão de investigação foi: em que medida o modus operandi do design, combinando tradição, inovação, academia e o mundo empresarial, pode contribuir para uma efetiva melhoria de edifícios antigos como matadouros? Este projeto, que recupera um edifício junto a uma escola de design, pode servir de estímulo e ocasião para atrair empresas e outras entidades, criando novos stakeholders, que estimulem o desenvolvimento e a inovação”, avança a docente na ESTG-IPVC.

Mas há outros fundamentos a serem explorados neste projeto. Liliana Soares afirma que a investigação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Design do IPVC permite “fundar juízos, incentivos e, sobretudo, condições para que os jovens criativos possam continuar a viver na sua terra ou fazer deste lugar um polo de atração de criatividade, competitivo e com sentido de futuro”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PSP detém três indivíduos no âmbito da prevenção e combate à criminalidade
23/01/2026
Aprovados 334.200 euros para as Juntas e Uniões de Freguesia
23/01/2026
Crianças com Necessidades Educativas Específicas vão ter equitação com fins terapêuticos
22/01/2026
Aprovadas obras de beneficiação das piscinas e requalificação dos pavilhões municipais
22/01/2026
Aprovadas obras de requalificação dos Centros de saúde de Barroselas e Lanheses
21/01/2026
Autarca de Viana defende “urgente restruturação da fórmula opaca de cálculo do financiamento das Autarquias Locais”
21/01/2026
Município de Viana do Castelo atribui títulos honoríficos dia 20 de janeiro
19/01/2026
Santa Luzia nomeado para Grande Prémio do Júri nos Troféus Desportivos “O Minhoto”
19/01/2026