A DKC de Viana e a APPACDM são parceiros há cerca de três décadas em projetos inclusivos de pessoas com deficiência intelectual.
“Se nos primeiros anos a articulação era feita sobretudo no período de Verão, há cerca de quatro anos com o projeto desporto para todos as atividades passaram a acontecer durante quase todo o ano”, afirma o clube da margem sul do Lima.
Prejudicados pela pandemia, que interrompeu seriamente o projeto, no final de 2021 iniciou-se novamente o mesmo, interrompido pelas férias escolares.
“Agora retoma-se o mesmo projeto com a disponibilização sobretudo de recursos materiais e humanos, embora a predominância da coordenação técnica no âmbito de lazer esteja mais a cargo da APPACDM e a predominância sobre a competição é mais do âmbito da DKC de Viana”, lê-se.
“Um projeto feliz, que inicia com capacitação de técnicos e da presença de muito público específico, sendo de muitas dezenas de pessoas as portadoras de deficiência intelectual que praticam semanalmente a canoagem”, acrescenta ainda o clube.
“Um trabalho e uma parceria que se espera continue a perdurar ao longo do tempo, pese a existência de grandes dificuldades materiais que vão sendo colmatadas aqui com o apoio do IPDJ. A nível da canoagem em contexto escolar a APPACDM presta serviço inclusivo na área da canoagem, a pedido, quando há alunos sinalizados pelas escolas”, frisam.
Esta associação vianense tem colocado os seus recursos ao serviço da APPACDM sempre que esta os necessita, a nível de embarcações, a nível de ginásio, a nível de balneários, partilhando conhecimentos e metodologias, de forma gratuita, para as diferentes unidades de Viana do Castelo nomeadamente as unidades da Areosa, de Darque, de Viana, do Cabedelo (Darque).