O tema deste encontro é o Empreendedorismo Feminino no Desenvolvimento das Cidades e tem como intuito a reflexão coletiva sobre políticas inovadoras de apoio ao empreendedorismo, procurando-se soluções que alavanquem novas dinâmicas de negócio em ambientes urbanos.
«O contexto integra-se na nossa missão associativa de ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e desenvolverem o seu potencial e principais valências, acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade», anuncia a organização. «Temos a convicção que é fundamental um papel ativo das mulheres nos negócios, desenvolvendo-se como empreendedoras, nos seus dons, talentos e habilidades, aplicando-se nas mais diversas áreas de atividade que fazem das cidades organismos vivos, onde as relações humanas se multiplicam nas trocas de bens e serviços sem descuidar a atenção e os afetos que mantêm as pessoas saudáveis.»
Objetivamente, pretendem "abanar" as estruturas com poder de decisão e influência a nível local, com impacto nacional e internacional, para se implementarem novas e inovadoras ideias de apoio ao empreendedorismo. «Assim, criar desenvolvimento com impacto social e económico nas cidades, onde o bem-estar e a cultura devem ter primazia«»- acrescenta.
Para a Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África «Pelo contexto, parece-nos muito positivo haver informação pública local, para que as pessoas se possam inscrever e tenham reportagem para se motivarem à participação cívica e ao envolvimento na acção sobre as medidas que sairão em conclusão».