No próximo fim de semana, dias 31 de maio e 1 de junho, o centro histórico de Viana do Castelo volta a transformar-se n’ “O Bairro da Criança” para celebrar o Dia Mundial da Criança com dezenas de iniciativas de acesso gratuito e livre.
Das 10h00 às 19h00, nos dois dias, o centro histórico vianense promete cativar miúdos e graúdos sob o slogan “A viagem vai começar… Vive a experiência!”, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
Na Praça do Eixo Atlântico estará instalado um ‘photopoint’ para registo de fotografias e sorrisos em família ou com amigos. O “Mundo das Experiências”, num verdadeiro passeio pelo mundo das ciências e diversões, acontece no Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Mateus Barbosa, Rua da Bandeira, Capela das Malheiras e Largo de São Domingos.
Na Praça da República, o convite é para se visitar o Museu do Traje e, nos Antigos Paços do Concelho, estarão disponíveis Jogos de Lego.
A Rua Mateus Barbosa é palco do “Rua a Brincar” e na Praça da Erva estará disponível “Explorar a Natureza”.
No Largo de São Domingos, poderão encontrar, além do Mundo das Experiências, a Patinagem, Insuflável, Ténis de Mesa, para além do Museu de Artes Decorativas.
Também a Praça da Liberdade acolhe um Insuflável, uma Mega Rampa e Experiência nos Repuxos.
Na Biblioteca Municipal, os mais novos terão a habitual sessão do Sábado com Histórias. Já na envolvente da biblioteca, marcam presença os bombeiros, a GNR e a PSP com veículos e demonstrações.
Na Praça Marques Júnior, teremos Hóquei em Campo, Artes Marciais de Combate e Estações do Brincar.
O Jardim D. Fernando acolhe Basquetebol 3X3, Badminton, Teqball e Matraquilhos.
Já o Campo d’Agonia volta a ser palco da Gincana de Bicicletas, a Praia da Argaçosa dinamiza o Skate Park e o campo de Voleibol de Praia, acolhendo ainda Stand Up Paddle.
Durante a viagem neste “Bairro da Criança”, os mais novos são desafiados a carimbar um passaporte e, ao registarem pelo menos 8 autocolantes “Coração de Viana”, terão direito a um brinde (que pode ser levantado no Museu do Traje ou no Museu de Artes Decorativas).
Fonte/Foto: CM Castelo Branco