A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover o projeto “Viana Integra”, na sequência da aprovação de uma candidatura ao Fundo Social Europeu. O investimento de mais de 420 mil euros e com uma taxa de financiamento de 85%, visa promover a inclusão social de pessoas em situação de sem-abrigo e a melhoria da qualidade de vida da população idosa.
O Projeto agora aprovado resulta de uma candidatura iniciada em agosto de 2023, tendo como principais objetivos potenciar atividades com idosos em diversas freguesias previamente identificadas, promovendo a longevidade, autonomia e bem-estar dos idosos do concelho, assim como, assegurar a resposta de alojamento temporário para pessoas em situação de sem-abrigo.
No que diz respeito à população sénior, “Viana Integra” foca-se na identificação e apoio das situações em maior risco de isolamento social, promovendo-se a sua saúde e integração social através de atividades nas dimensões do desporto, da estimulação cognitiva, psicomotricidade, musicoterapia e sociodrama.
O objetivo deste projeto é, também, sensibilizar a comunidade para as necessidades dos seus idosos, incentivando-se o combate ao isolamento social, a sua participação ativa, a autonomia e a permanência segura destes nas suas habitações.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo