Município de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, um protocolo de colaboração para a cedência de equipamento florestal, nomeadamente de capinadeiras, que podem agora ser formalmente cedidas à União das Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, bem como às Juntas de Freguesia de Carreço, Outeiro e Perre.
O Município é beneficiário de uma candidatura aprovada ao Aviso Nº 04/C08-191.01/2023 Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta do PRR. Neste contexto, as freguesias assumem um papel determinante na execução de ações de proximidade, sendo fundamentais para a implementação de medidas de gestão de combustíveis e apoio às populações locais. Este protocolo assume, pois, particular relevância no âmbito da proteção florestal e da segurança civil.
As capinadeiras destinam-se exclusivamente à gestão de combustíveis florestais, incluindo beneficiação e manutenção de áreas intervencionadas no âmbito do projeto “Condomínio de Aldeia – Viana do Castelo”, tratamento de sobrantes agrícolas e florestais como alternativa à queima, ações de silvicultura preventiva e promoção da resiliência do território ao risco de incêndio rural.
Os equipamentos serão entregues, a título gratuito, às freguesias beneficiárias, para uso nos seus territórios, através da implementação de uma escala de rotação pelas aldeias, promovendo a equidade no acesso e na utilização dos equipamentos disponibilizados.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo