A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, a 2ª fase (2025) do programa “Valorizar o Património”, que integra apoio financeiro para beneficiação de três espaços religiosos do concelho.
O protocolo, a estabelecer com a Confraria de Nossa Senhora d’Agonia, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, prevê um apoio financeiro de 32.000 euros para a segunda fase da conservação e restauro da nave do Santuário de Nossa Senhora da Agonia.
Para São Romão de Neiva, foi aprovado um apoio de 12.000 euros, a estabelecer com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, no âmbito da instalação de guarda corpos exteriores junto às mesas de madeira, requalificação do pavimento, colocação de duas portas na capela da Senhora do Crasto.
Com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Leocádia, na União de Freguesias e Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia, Moreira) e Deão, um apoio de 6.900 euros para lavagem e tratamento das fachadas das Igreja Paroquial de Santa Leocádia.
De acordo com a proposta aprovada pelo executivo municipal, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2025, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas de: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
Nesse sentido, os Protocolos de Desenvolvimento Cultural agora aprovados, a celebrar entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural que, no âmbito desta parceria, se comprometam a: desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar da oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção.
Fonte/Foto: CM Viana do Castelo