De forma inédita em Portugal, estas competições nacionais aconteceram não só em estádio, mas também na via pública, para aproximar o atletismo do público.
Organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo, as provas decorreram maioritariamente no Estádio Municipal Manuela Machado, mas algumas delas, como o salto em comprimento masculino, o lançamento do peso (masculino e feminino) e o triplo salto feminino realizaram-se no Jardim Público / Jardim da Marina.
Em conferência de imprensa, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou o facto de o atletismo ter sido uma das prioridades do município e integrar o “grande desafio” da Cidade Europeia do Desporto.
Sobre o principal palco destes campeonatos nacionais, o Estádio Municipal Manuela Machado, disse ser “absolutamente determinante”, o que justificou o investimento municipal na sua “reinterpretação”.
Já o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, agradeceu à Câmara Municipal “por tão bem acolher a modalidade”, realçando que este foi um “ano especial” para o Município que Viana do Castelo, “que esteve muito atarefado numa grande estafeta de modalidades”.
“Este ano, a novidade foi o facto de a prova ter momentos realizados em via pública, atraindo mais pessoas para esta modalidade”, indicou.
“O atletismo é a modalidade olímpica número 1 em Portugal porque tem os cinco campeões olímpicos de Portugal”, recordou Jorge Vieira. Elogiou ainda a atleta vianense Cláudia Ferreira, de lançamento de dardo, que disse ser “um produto genético de Viana do Castelo, uma atleta construída em Viana do Castelo e que contou com os apoios que a Câmara presta aos atletas”.
O Presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, Manuel Domingues, disse que “estamos a falar de uma das competições mais importantes do atletismo português, que vai contar com mais de 1000 atletas e respetivas equipas, um episódio absolutamente fantástico para a cidade”.